A Suzano finalizou a aquisição do negócio de Tissue da Kimberly-Clark, estabelecendo-se como líder do mercado brasileiro no setor de papel higiênico
19 de junho de 2023A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, concluiu, no início de junho, a aquisição do negócio de Tissue da Kimberly-Clark no Brasil, que engloba produtos como papel higiênico, panos reutilizáveis, guardanapos e lenços faciais. Com essa transação, a empresa se estabelece como a principal no mercado nacional de papel higiênico em termos de valor transacionado, de acordo com a NielsenIQ1. Dados de março/abril deste ano indicam que a Suzano, considerando as marcas adquiridas, detém uma participação de mercado de 24,3%, o que representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.
O acordo entre as duas empresas inclui a fábrica localizada em Mogi das Cruzes (SP), que tem capacidade instalada de aproximadamente 130 mil toneladas anuais, além das marcas Neve e Grand Hotel. As demais marcas globais utilizadas pela Kimberly-Clark no mercado brasileiro, como Scott e Kleenex, e a linha K-C Professional serão licenciadas para a Suzano por um período determinado.
A unidade de Mogi das Cruzes agora faz parte do complexo fabril de bens de consumo da Suzano, que já conta com unidades em Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Belém (PA) e Maracanaú (CE).
Com a aquisição, a Suzano amplia seu portfólio de produtos de bens de consumo, que inclui papel higiênico, guardanapos, toalhas de papel, panos reutilizáveis, lenços umedecidos, lenços de papel e wipes secos, além de uma linha específica para o mercado Away from Home. A entrada da Suzano no segmento de bens de consumo ocorreu em 2017 e, em apenas seis anos, a empresa conquistou a segunda posição em volume de mercado, tendo a família Mimmo como uma de suas principais marcas de papel higiênico.
“Estamos confiantes de que, com a complementaridade geográfica, de marcas e categorias de produtos resultantes dessa operação, estaremos ainda mais próximos de nossos clientes e consumidores. Essa será uma das muitas evoluções que poderemos alcançar por meio da união de tantos talentos”, afirma Luís Bueno, diretor executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano.