EDP abre inscrições para módulo do Energy Starter dedicado a Soluções para Clientes
7 de junho de 2024Estão abertas as inscrições para o terceiro e último módulo do Energy Starter, programa de inovação aberta da EDP para acelerar a transição energética em escala global por meio de soluções inovadoras e colaborativas com startups e scaleups. Esta etapa do programa busca Soluções para Clientes, ou seja, iniciativas que contribuam para incluir cada vez mais os consumidores na transição energética por meio da descarbonização, mobilidade elétrica e geração solar distribuída. As inscrições vão até 25 de agosto pelo site https://theenergystarter.com/client-solutions/.
Após a fase de candidatura, as startups passam por um processo de seleção, que inclui um pitch online, em que terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a especialistas de diferentes áreas de negócio e das diversas geografias onde a EDP atua. Depois, as selecionadas devem participar de um bootcamp em Lisboa (Portugal), entre 26 e 28 de novembro, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto e negócios com a empresa, bem como ter acesso a potencial apoio financeiro e know-how da EDP Ventures.
“A inovação é essencial para a EDP, garantindo a sua relevância no mercado, mantendo a competitividade e antecipando desafios e soluções para o futuro. No setor de energia, mudanças significativas estão acontecendo em diferentes níveis. A forma como produzimos, transmitimos, armazenamos e consumimos energia está em evolução e exige constante inovação para adaptar produtos e serviços, além de oferecer soluções eficazes para clientes nos mercados B2C e B2B”, afirma Tomás Moreno, diretor do Ecossistema de Inovação da EDP.
Composto por três fases, o programa Energy Starter busca atender aos desafios do setor de energia, em linha com a estratégia de negócios da empresa. Nos dois módulos anteriores desta edição, a EDP selecionou startups com soluções para as redes elétricas do futuro, energias renováveis e hidrogênio verde. Os bootcamps aconteceram na Espanha e em Singapura, respectivamente.
Nas últimas sete edições do Energy Starter, a EDP selecionou 192 startups, de 27 países – sendo 46 brasileiras e 2 chilenas – , desenvolvendo um total de 75 projetos-piloto, 28 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado) e 15 investimentos de capital de risco, projetos que representaram um total de 24 milhões de euros em negócios. Estes resultados refirmam o compromisso da EDP em desenvolver tecnologias inovadoras que promovam um futuro energético mais sustentável e eficiente.