Embraer e Exército finalizam com sucesso o teste inicial do radar M200 Vigilante
29 de agosto de 2023
A Embraer e o Exército Brasileiro (EB) finalizaram com êxito o teste pioneiro do radar M200 Vigilante, realizado no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins (AM). Esse teste ocorreu em ambiente prático, envolvendo o transporte do radar na aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira. A ação teve apoio da Prefeitura de Parintins e dos gestores dos Aeroportos Júlio Belém e Viracopos.
A seleção de Parintins para o teste foi influenciada pelo Festival Folclórico, que gera um aumento significativo no movimento aéreo. Durante o evento, milhares de pessoas desembarcaram no Aeroporto Júlio Belém, totalizando mais de 800 operações aéreas em sete dias. O trajeto do radar, transportado pela primeira vez no KC-390, durou três horas entre Campinas e Parintins.
O M200 Vigilante monitorou, sem interrupção, o tráfego aéreo em 200 km ao redor do aeroporto, enquanto os controladores do CINDACTA IV gerenciavam o tráfego.
Bosco da Costa Junior, líder da Embraer Defesa & Segurança, destacou a oportunidade de testar o radar na Amazônia e elogiou a colaboração entre a Embraer, o Exército e a Força Aérea. Ele ressaltou o potencial do equipamento, destacando seu sucesso no primeiro teste.
O General Achilles Furlan Neto, do Exército, ressaltou uma parceria de mais de 15 anos entre a Embraer e o Exército na área de sensores, levando à evolução para radares digitais. Ele exige a importância desse teste para validar as capacidades técnicas do M200 Vigilante.
O M200 Vigilante é um radar de médio alcance para Vigilância Aérea e Alerta Antecipado. Ele possui técnicas avançadas de rastreamento e classificação de alvos, e pode operar autonomamente por até 48 horas. Além disso, é facilmente transportável por meios terrestres e aéreos.