Empresas apostam em robôs para aumentar as vendas
20 de setembro de 2020Até pouco tempo, o vendedor porta a porta, o telemarketing e o atendimento presencial eram as melhores formas de conquistar clientes. Com a tecnologia o contato físico foi ficando para trás dando lugar as vendas online.
Mas como trazer os clientes para dentro da sua empresa e convencê-los a comprar os seus produtos diante da imensa concorrência que existe no mundo virtual?
Para fazer essa captação de clientes de forma eficiente, e se manter competitivo sem perder para a concorrência, os empresários estão apostando nos robôs, sistemas automatizados para agir em escala com objetivo de aumentar os resultados de vendas.
Os bots como são tecnicamente conhecidos na web, são aplicações autônomas que rodam na Internet enquanto desempenham algum tipo de tarefa pré-determinada.
“A Automação de Marketing está revolucionando o mercado e transformando as empresas em verdadeiras máquinas de vendas”, afirmou a diretora da Vínculo Consultoria em Comunicação de MKT Digital, Flávia Valentim.
A ferramenta nada mais é do que um software de captação de leads qualificados. O sistema consiste em nutrir potenciais compradores com informações sobre a empresa, produtos e serviços e conduzi-lo para um mecanismo chamado funil de vendas, onde ele será convertido até concluir a compra.
Segundo Flávia, as empresas que investem nessa ferramenta aumentam suas vendas em mais de 10% em menos de um ano. “Cada consumidor se comporta de uma maneira e através da nutrição podemos atender cada um na sua necessidade, mas manualmente isso seria inviável, por isso, utilizamos processos informatizados”, explicou.
Vantagens:
A retenção de clientes é uma das vantagens desses robôs de vendas. Já que muitos consumidores entram em contato, mas por não estarem prontos para fechar o negócio acabam sendo esquecidos.
A automação impede que isso ocorra, pois ela permite criar fluxos automatizados para levar informações ao lead em todos os estágios do funil de vendas.
Metodologia:
O software é baseado na metodologia de Inbound Marketing, ele dispõe de diversas ferramentas de interação, conversão e análise de resultados.
O objetivo é aumentar o tráfego, gerando mais leads e oportunidades de vendas através do site da empresa, com técnicas que funcionam e com estratégia adequada.