Michele Robert assume a presidência de uma das operações da Gerdau
25 de novembro de 2020Aos 43 anos, a engenheira estará à frente da Gerdau Summit, joint venture entre Gerdau, Sumitomo Corporation e Japan Steel Works (JSW), tornando-se a primeira mulher a assumir uma operação da Gerdau
A Gerdau anunciou, nesta quarta-feira (25), a nova líder da Gerdau Summit, joint venture voltada ao fornecimento de peças para a geração de energia eólica, administrada em conjunto com as japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works (JSW). Michele Robert, engenheira de 43 anos, se tornou a primeira mulher a assumir o cargo de CEO dentro da companhia.
Mãe de duas filhas, a executiva trabalhou durante 18 anos na General Eletric (GE) e já morou em Buenos Aires, onde iniciou um curso universitário de Engenharia Mecânica no Instituto Tecnológico, finalizado nos Estados Unidos. A partir de agora, a unidade liderada pela executiva, localizada no município de Pindamonhangaba (SP), pretende aumentar sua operação para diversificar a atuação em outros setores, como mineração, açúcar e álcool, movimento que se mostrou necessário durante a pandemia.
Michele será responsável por cerca de 700 colaboradores. A gestão de uma mulher em uma operação da Gerdau converge com a transformação cultural que a empresa propôs a realizar nos últimos anos em relação à diversidade. “A Gerdau terá uma mulher à frente de uma de suas operações industriais, o que está em linha com a transformação cultural pela qual a Empresa vem passando. Sem dúvida, este movimento da companhia significa uma grande referência para o mercado como um todo”, comenta a executiva.
Para alcançar as metas de ESG, cada vez mais importantes no mercado, a Gerdau já anunciou diversas iniciativas relacionadas à inclusão e diversidade, como programas de trainee e estágio exclusivo para mulheres, cursos de empreendedorismo voltados para regiões periféricas, entre outros. Com isso, a Empresa espera não só gerar diversidade dentro da empresa, mas também contribuir para uma mudança na cultura do setor.
Saiba mais sobre a Michele Robert:
Michele é engenheira industrial e mecânica, graduada pelo ITBA – Instituto Tecnológico de Buenos Aires e possui mestrado em Supply Chain pela University of Michigan. Tem mais de 20 anos de experiência, tendo atuado, ao longo de sua carreira, na Motorola e na GE, onde ocupou diversas posições de liderança no Brasil e nos Estados Unidos, até tornar-se CEO do negócio de Conversão de Energia para a América Latina. Mais recentemente, Michele estava atuando como CEO da Sterycicle.
Sobre a Gerdau
Com 119 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.
Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.
Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).