Participe da terceira edição do festival de arte e gastronomia Comgás Transforma

Participe da terceira edição do festival de arte e gastronomia Comgás Transforma

18 de novembro de 2020 0 Por cmcmultimidia TI

Online e gratuito, o evento que acontece nos dias 20 e 21, 28 e 29 de novembro reúne shows, palestras com chefs renomados e programação infantil

Motivado a transformar para melhor a vida das pessoas por meio da arte e da gastronomia, o Comgás Transforma promove uma programação diversificada com objetivo de proporcionar momentos especiais para toda a família.

Com cronograma voltado para diferentes públicos, a ideia do evento é que o público possa assistir às aulas-show, cozinhar em casa a receita ensinada pelo chef e, em seguida, saborear o prato assistindo a um bom show musical. Para isso, a lista de ingredientes do dia será divulgada com antecedência no site e nas redes sociais do evento.

Na programação há muita música com Nando Reis, Família Lima, Mestrinho e POIN – Pequena Orquestra Interativa, além de muita gastronomia, com palestras e aulas-show dos renomados chefs, Janaína Rueda, Olivier Anquier, Renata Vanzetto e do chef mirim Lorenzo Ravioli. As receitas são especialmente escolhidas pelos chefs, com ingredientes que são patrimônio cultural brasileiro. Para a criançada, há contação de histórias e música com a trupe “Três Marias e Um João”. A apresentação do Comgás Transforma será feita pelo casal Ana e Zé, produtores do site e Instagram “Do Pão ao Caviar”. 

O Comgás Transforma é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério do Turismo e Comgás, com patrocínio da Comgás, realização da Marolo Produções, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal/Pátria Amada.

A programação é online, gratuita e para toda família. A transmissão acontecerá pelo Youtube e Facebook do Comgás Transforma. Saiba mais no site do evento https://www.comgastransforma.com.br/.

  • Música

Nando Reis Voz&Violão

O ano mais atípico do milênio terá uma surpresa única do músico e compositor Nando Reis. Para celebrar o amor mesmo em tempos de distanciamento, o artista fará uma live especial para a Comgás Transforma. Sucesso ímpar de sua geração no mundo digital, Nando já fez diversas lives que acumularam mais de 10 milhões visualizações no Youtube. Para a ocasião, Nando apresenta as canções “Luz Antiga”, “A Minha Gratidão É Uma Pessoa” e o “Ainda Não Passou”, além dos clássicos “Relicário”, “Segundo “Sol” e “All Star” — memórias vivas da música brasileira.

Família Lima

Formado em 1994, o Grupo Família Lima é uma história de sucesso no show business. Com 9 discos e 4 DVDs lançados,  já venderam mais de um milhão de cópias e se apresentaram nas mais importantes casas de shows do Brasil, além de já terem excursionado em mais de 13 países, dentre eles EUA, Áustria, França, Espanha, Alemanha e Vaticano, este último, inclusive, para o Papa João Paulo II e um público de 500.000 pessoas. A Família Lima se apresenta no palco com Lucas Lima (violino, guitarra e voz), Amon Lima (violino), Moisés Lima (cello e contrabaixo), Allen Lima (teclados), Marcell Cardoso (bateria) e Bruno Piapara (guitarra).

Mestrinho

Mestrinho se apresenta com um show totalmente inédito. Músicas como, “Vassourinha”, “Pagode Russo” e “Feira de Mangaio”, que são grandes clássicos da música brasileira, estão entre eles, além de músicas de sua própria autoria de uma forma totalmente instrumental. Nesse show, Mestrinho conta uma super banda, formada pelos músicos Serginho Machado (bateria), Cainã Cavalcante (guitarra) e Michael Pipoquinha (contra-baixo). “Venham curtir conosco mais um encontro que promete ser muito especial”, convida o artista.

POIN – Pequena Orquestra Interativa

A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia Cabelo de Maria, septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sousafone, acordeom, violino e percussão. O espetáculo tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, por meio de ações que exploram ritmo, afinação, coordenação motora e memória. O som é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana.

  • Gastronomia

Alguns dos melhores chefs do país trazem arte e cultura na forma de receitas e de dicas que ajudam a transformar a vida das pessoas.

Janaína Rueda

Em outubro de 2020 foi eleita a Chef Ícone da América Latina no 50 Best Restaurants. Junto com o marido Jefferson Rueda, está à frente de alguns dos principais endereços cultuados da gastronomia da capital paulista, como Bar da Dona Onça, Hot Pork, Sorveteria do Centro, Casa do Porco Bar considerado o 7º melhor restaurante da América Latina. Seu intuito é melhorar e transformar a alimentação da população, seguindo a filosofia de seus restaurantes: oferecer produtos artesanais de qualidade a preços acessíveis.

Outro projeto em que a Chef Janaína Rueda se dedica e participa como voluntária desde 2015, a convite do governo do Estado de São Paulo, é o “Cozinheiros pela Educação”. Há três anos, o projeto vem transformando a merenda das escolas estaduais com a substituição de produtos processados e industrializados por produtos in natura, e treinamentos das cozinheiras para que apliquem o novo cardápio nas escolas. Em 2018 foram contempladas mais de 1.800 escolas estaduais da capital, atingindo mais de 2 milhões de alunos.

Janaína também lançou seu primeiro livro, junto ao jornalista Rafael Tonon: “50 Restaurantes com mais de 50”, em 2017. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus adaptou seu cardápio para delivery e iniciou a mobilização pela Medida Provisória 936 com, Jefferson Rueda e outros chefes como Danielle Dahoui, Monica Rangel, Roberta Sudbrack.

A Chef participou do projeto Ocupa Rua, criação da jornalista Alexandra Forbes, com a parceria da Prefeitura do Estado de São Paulo. O projeto tem como objetivo garantir a segurança das pessoas na reabertura gradual dos bares e restaurantes (seguindo os novos protocolos de higiene e capacidade reduzida), mas também uma oportunidade apresentada pela nova realidade para tentar ampliar o espaço para as pessoas nas ruas da cidade, em uma reocupação dos espaços públicos.

Janaína Rueda é nascida e criada no centro de São Paulo. Passou sua infância na Mooca, adolescência no Bixiga, continua no vivendo no centro, reside no famoso Edifício Copan e tem seus negócios no bairro da República.


Olivier Anquier

O francês naturalizado brasileiro Olivier Anquier é um dos grandes nomes da gastronomia no país. Dirige o reconhecido restaurante L’Entrecot do Olivier, em São Paulo, além de outros empreendimentos como o Esther Rooftop.

Apresentador de TV, participou de diversos programas ao longo de mais de 30 anos vivendo no Brasil. Comandou o quadro de culinária nos programas Tudo a Ver em 2005 e 2006. Coordenado por Paulo Henrique Amorim, no Domingo Espetacular em 2006, 2007 e 2008, comandou o quadrochamado Diário do Olivier. Em 2007, teve um quadro de culinária no Programa da Tarde de Maria Cândida, também na Rede Record. Também teve passagens pela Rede Bandeirantes e pela GNT com o programa Diário do Olivier e o reality show, Cozinheiros em Ação. Atualmente faz parte da grade do SBT.

Renata Vanzetto 

Prestes a completar 32 anos, a incontrolável Renata Vanzetto já tem um rico currículo de realizações. Hoje Renata comanda um grupo que soma nove bem-sucedidos empreendimentos. O Buffet Vanzetto e a Casa Vanzetto nos Jardins são seus negócios focados no mercado de eventos corporativos e sociais. Dividindo um mesmo imóvel instalado na Rua Bela Cintra, a chef comanda o bar MeGusta, o restaurante autoral Ema e o Mé Taberna. A chef está à frente ainda da lanchonete Matilda Lanches com unidades nos Jardins e outra em Pinheiros, e o restaurante Muquifo com receitas de família. A marca Marakuthai, sua primeira empreitada, foi adquirida pelo grupo baiano Ergo e a matriz do restaurante em Ilhabela, onde tudo começou, ganhou nova cara e se transformou no Pescadora. Sua próxima empreitada já está em fase de construção, intitulado Sertão, o espaço está localizado também no litoral norte de São Paulo, na praia de Cambury. O projeto é um lugar multiuso para jantares especiais, aulas e gravações de conteúdo.

Quando adolescente, a paulistana que se mudou para o litoral com apenas um ano gostava de ver sua vó cozinhando. Autodidata, aprendeu parte do que sabe botando a mão na massa em uma temporada de estágio na Europa, onde trabalhou em restaurantes renomados. Em 2011, ela fez um estágio por quatro semanas com o chef René Redzepi, na cozinha do dinamarquês Noma, então considerado o restaurante número 1 do mundo pelo The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant, passagem que trouxe ainda mais bagagem a chef.

A instintiva Renata cria, inventa e idealiza pratos e novos cardápios com uma facilidade que espanta quem acompanha de perto. Pode-se ver esta inquietação no Ema, restaurante no qual lhe proporciona maior liberdade para mudanças e nasceu com este propósito: o de oferecer menus diferentes semana a semana.

Em paralelo à sua intensa rotina pilotando todas essas cozinhas, ela também participou de três edições do reality show “Cozinheiros em Ação”, exibido pelo canal GNT entre 2013 e 2015 e no programa “Chef ao Pé D’ouvido” também pelo GNT. Recentemente, em 2019, foi eleita como Jovem Talento pelo prêmio francês La Liste.

Lorenzo Ravioli

Lorenzo entrou na cozinha aos 6 anos e, aos 10, já frequentava o restaurante do pai ajudando na cozinha e nas tarefas do dia a dia. Com 13 anos se inscreveu no Masterchef Jr. exibido pela Band Brasil. Classificou-se entre os 20 melhores entre 3.000 pré-adolescentes. Venceu a competição e a partir daquele momento sua vida mudou.

Atualmente, Lorenzo recebe vários convites para palestras, workshops e tudo que envolve a gastronomia. Produz vídeos e lives para empresas e troca conhecimentos com grandes chefs e entusiastas da cozinha. Hoje com 18 anos, faz campanhas de alimentos e desenvolve produtos e ingrediente culinários junto a empresas da área gastronômica. 

Ana Carolina e José Luiz – apresentadores

Ana Carolina e José Luiz são anfitriões de jantares concorridos em seu apartamento e sabem tudo sobre as melhores mesas de São Paulo, do Brasil e de vários cantos do mundo. Juntos desde 2009, estão celebrando dez anos de criação do blog “Do Pão ao Caviar”, em que compartilham dicas de restaurantes, receitas e relatos de suas viagens pelo planeta. Com forte presença também nas redes sociais, o casal encanta amigos e seguidores com profundo conhecimento do que falam, fotos de dar água na boca e vídeos para lá de carismáticos.  

  • Crianças 

Três Marias e Um João                             

A trupe traz para a criançada músicas e contação de histórias com alegria e encantamento. O grupo dá vida as histórias e personagens mesclando as narrações com encenações, instrumentos musicais, adereços, música e brincadeiras. Trazendo na bagagem narrativas dos mais variados temas, as Marias e o João seguem seu caminho levando arte, entretenimento e cultura para as crianças, buscando despertar a imaginação e o interesse pelo universo mágico dos livros.

Na programação infantil, além de Contação de Histórias haverá a aula-show e palestra com o chef Mirim Lorenzo Ravioli, para os pequenos prepararem um prato com os familiares, e show infantil com a Pequena Orquestra Interativa.

Programação 2020

Apresentadores: o casal Ana e Zé, produtores do site e Instagram “Do Pão ao Caviar”. 

20 novembro – Sexta-feira

20h: Chef Janaína Rueda

21h: Show Família Lima

21 novembro – Sábado

20h: Chef Renata Vanzetto

21h: Show Nando Reis

28 novembro – Sábado

20h: Chef Olivier Anquier

21h: Show Mestrinho

29 novembro Kids – Domingo

10h30: Contação de Histórias 

11h: Chef Lorenzo Ravioli

12h: Show Pequena Orquestra Interativa