Secretaria de Agricultura comemora o histórico 80 anos de publicação científica do “Boletim da Indústria Animal” do IZ

Secretaria de Agricultura comemora o histórico 80 anos de publicação científica do “Boletim da Indústria Animal” do IZ

4 de fevereiro de 2021 0 Por Redação

Uma enorme oportunidade de comemorar com a comunidade científica e também com toda cadeia produtiva do agronegócio 

Em época de tamanha busca por respostas para novas descobertas científicas em meio a uma pandemia, o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, traz a relevância da área científica destacando os 80 anos da Revista Científica do IZ – o “Boletim de Indústria Animal” (BIA). Periódico que publica artigos de enorme importância na área da produção animal sustentável, envolvendo várias áreas da produção.  

Publicado pelo IZ, desde 1941, este ano alcança o volume 78, com mais de 2.200 artigos originais, contribuindo para o avanço do conhecimento em todas as áreas relevantes da Zootecnia, como aquicultura, forragicultura, nutrição de não-ruminantes, nutrição de ruminantes, produção animal, reprodução e melhoramento animal. O Boletim Científico é um periódico de acesso livre, atualmente na modalidade Publicação Contínua. 

O acesso aberto a esse conhecimento traz benefícios à sociedade, seja pelo desenvolvimento tecnológico, melhoria na qualidade de vida e riquezas, além da atualização do saber, transmitido por diversas instituições de pesquisa. 

 “Hoje, o BIA está, ainda mais, integrado à geração de conhecimento, já que os autores dos trabalhos são oriundos do IZ e de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior”, enfatiza a editora-chefe da revista, Cristina Maria Pacheco Barbosa, atualmente diretora geral do IZ. 

Para Cristina, ser editora do Boletim de Indústria Animal no seu aniversário de 80 anos, é “uma honra, e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade”. “O aniversário é a oportunidade de reafirmar seu valor como publicação científica vinculada ao Instituto de Zootecnia”. 

Para comemorar a data será realizado evento on-line, dia 24 de março de 2021, com a participação de profissionais relevantes para a discussão de assuntos ligados a publicação científica para expor aos pesquisadores, colaboradores e alunos de pós-graduação a importância das boas práticas na editoração cientifica. 

A revista representa um importante meio de difusão do conhecimento científico no país e passa por um momento de transição, tornou-se uma publicação integral em inglês, cujo propósito é alcançar cada vez mais à comunidade científica internacional

Atualmente está vinculada à Associação Brasileira de Editores Científicos, está presente em três diretórios e em 10 bases indexadoras, e conta com 16 editores associados em instituições nacionais e internacionais. Na editoria científica conta com os pesquisadores do IZ, Karina Batista e Fábio Campos Prudêncio.