4 passos para abrir um negócio do zero

27 de agosto de 2020 0 Por Redação

O calendário de final de ano de muitos brasileiros é marcado por sonhos, metas e objetivos para os meses seguintes. Com isso, podemos destacar que o empreendedorismo se tornou o foco de grande parte da população, seja ele por necessidade ou liberdade profissional.

Nesse sentido, o empreendedorismo pode ser o primeiro passo para os profissionais que buscam uma maior flexibilidade corporativa, renda extra, ser o seu próprio patrão, fazer o horário que bem entender, entre outras características promissoras.

É importante ressaltar que o Brasil é conhecido como o país do ‘’empreendedorismo por necessidade’’, visto que muitas pessoas, ao se verem desempregadas, passam a abrir um negócio para manter as finanças ou até mesmo para sustentar suas famílias.

Independente da motivação, é fundamental ter um conhecimento prévio sobre as etapas necessárias para abrir um negócio. Para te auxiliar, preparamos 4 passos simples para você abrir o seu empreendimento do zero. Continue lendo e confira!

1. Pesquise seu mercado

O mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência ainda mais acirrada. Por isso, antes de tirar o seu negócio do papel, é essencial entender o dinamismo do seu nicho de atuação e avaliar como os demais se comportam.

Dessa forma, faça uma pesquisa complexa para realmente se tornar um especialista ou até mesmo uma referência no assunto. Não fique desmotivado em abrir a sua marca caso o mercado pareça muito competitivo. Inclusive, você pode utilizar isso como vantagem.

Em resumo, um mercado que apresenta uma alta concorrência mostra que muitas pessoas estão se dando bem no segmento. Por isso, basta apenas buscar meios para se diferenciar dos concorrentes. Isso em qualquer nicho, como em fornecedores de cesta de natal.

2. Tenha um objetivo

Outro ponto fundamental é estabelecer um objetivo. Afinal, de nada adianta abrir um negócio se não conhece o caminho que deve ser seguido. Em geral, muitos empresários criam novas metas a cada 6 meses, mas isso não é um critério.

Com isso, é importante ter uma meta principal a ser alcançada. Para isso, pense em qual é o seu objetivo maior e planeje quais serão as medidas necessárias para alcançá-lo. Assim, você pode ser guiado estrategicamente.

3. Crie produtos e serviços que possam ser vendidos

Não é novidade para ninguém que o empreendedorismo exige uma certa demanda. Ou seja, se você quer vender produtos de masterbatch, por exemplo, é fundamental que alguém tenha interesse em comprá-lo.

Nesse sentido, para realmente alcançar os objetivos financeiros da sua marca é preciso ter algo monetizado. Crie um bom relacionamento com o seu público-alvo e entenda quais são as necessidades dele. Depois, crie algo que solucione esses problemas.

4. Faça uma lista de e-mails

Por fim, é quase impossível falar sobre como abrir um negócio do zero e não mencionar a importância de contar com uma lista de e-mails qualificada. Inclusive, a lista de mailing é uma das ferramentas mais importantes para o crescimento da sua marca.

Após criar o seu site, comece a captar contatos de pessoas que navegaram ou visitaram a sua página. Elas podem ser grandes aliadas para aumentar as vendas dos seus produtos de esquadrias de alumínio, por exemplo.

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌