A Volkswagen do Brasil atingiu a marca de 25 milhões de veículos produzidos.

21 de junho de 2023 0 Por Redação

No ano em que comemora 70 anos no Brasil, a Volkswagen acaba de atingir a marca de 25 milhões de veículos fabricados, consolidando-se como a maior montadora de automóveis do país. Além disso, a marca é a principal exportadora do setor, com mais de 4,17 milhões de unidades enviadas para outros mercados.

Essa conquista histórica foi possível graças ao lançamento mais recente da Volkswagen do Brasil: o sedã Novo Virtus, produzido na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Essa fábrica, inaugurada em 1959, foi a primeira unidade da Volkswagen fora da Alemanha e marcou o início da expansão global da marca.

O total de 25 milhões de veículos inclui não apenas a produção de Anchieta, mas também os veículos fabricados nas outras fábricas da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores produzidos na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).

Membros do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil e da Região América do Sul, juntamente com colaboradores das áreas produtivas da fábrica de Anchieta, se reuniram na Montagem Final para celebrar esse marco histórico.

“É uma grande honra para a Volkswagen do Brasil comemorar a produção de 25 milhões de veículos em seus 70 anos de história no país. Como a maior fabricante de automóveis do Brasil e a principal exportadora do setor, a Volkswagen oferece o portfólio mais completo do mercado, com alta qualidade, inovação, tecnologia e segurança. Além disso, tem contribuído significativamente para a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e promovendo a inovação”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

“Os 25 milhões de veículos fabricados são resultado do comprometimento de diferentes gerações de colaboradores que, ao longo de 70 anos, transformaram a Volkswagen do Brasil na maior montadora de automóveis do país. Mais do que uma conquista histórica de produção, esse número representa a realização de milhões de sonhos para nossos clientes”, destaca Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e da Região SAM (América do Sul). Ao longo de 70 anos, a Volkswagen do Brasil contou com mais de 200 mil colaboradores.

O Novo Virtus é o mais recente lançamento da Volkswagen do Brasil, fazendo parte dos 15 novos lançamentos planejados pela estratégia ACELERA VW até 2025. Essa ofensiva de produtos faz parte do atual ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões da Volkswagen na América Latina, de 2022 a 2026, com o objetivo de fortalecer ainda mais sua posição competitiva na região, incluindo projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.

O Novo Virtus chega ao mercado brasileiro com mais conforto, tecnologia e sofisticação. Sua extensa lista de itens de série, presentes desde as versões mais básicas, e seu novo design exclusivo reforçam a posição do modelo como único em sua categoria.

Com o maior espaço interno da categoria, o Novo Virtus agora conta com os motores turbo da Volkswagen em toda a sua linha, oferecendo três opções: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. Além disso, traz novidades no interior e um amplo pacote de tecnologia e segurança, incluindo Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e seis airbags de série, marcando a entrada em uma nova era para o segmento de sedãs. Saiba mais aqui.

A Volkswagen do Brasil é a marca que mais cresce em vendas no país em 2023, conquistando a liderança nos dois segmentos mais representativos da indústria em maio (hatches e SUVs). No acumulado do ano, sua participação de mercado aumentou em mais de quatro pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

No segmento de hatches compactos, o Volkswagen Polo alcançou pela primeira vez a liderança, sendo também o veículo de passeio mais vendido no Brasil em maio, com 7.600 unidades comercializadas. Esse segmento representa 23,4% do mercado nacional.

A Volkswagen do Brasil também liderou o segmento de SUVs com o Nivus e o T-Cross, sendo o T-Cross o líder nacional. Juntos, esses modelos venderam mais de 10 mil unidades em maio. Atualmente, o segmento de SUVs é o mais relevante do Brasil, representando 39,1% do mercado.