Com o apoio da tecnologia, a unidade da Bayer em São José dos Campos incentiva a prática de caronas solidárias entre seus colaboradores

24 de janeiro de 2024 0 Por Redação

Uma parceria entre a Bayer de São José dos Campos e o aplicativo Bynd Caronas está fomentando a cultura de caronas solidárias entre os colaboradores da unidade produtiva. O projeto teve início em fevereiro do ano passado e, quase um ano depois, as caronas proporcionadas pelo aplicativo resultaram em redução de emissões de CO2, retirada de veículos das ruas e fortalecimento da integração entre diferentes áreas.

Para 2024, a expectativa é expandir a parceria, ampliando o acesso ao aplicativo de caronas para empresas terceirizadas que prestam serviços dentro da fábrica. A empresa também planeja realizar ações de conscientização e incentivo ao uso do aplicativo no primeiro trimestre do ano.

Inovadora na região, a parceria com o Bynd funciona como um “match” de caronas, permitindo que os usuários escolham entre ser caronista ou passageiro através do celular. Ao confirmar o endereço e os horários de entrada e saída, o aplicativo cruza dados para sugerir interessados na carona solidária.

Os colaboradores que participam ativamente acumulam pontos na Livelo, que podem ser trocados por diversos prêmios, como viagens, celulares e televisores disponíveis na plataforma.

Nathalia Mendonça, analista de facilities, destaca o desenvolvimento bem-sucedido da parceria no primeiro ano e a preparação para avançar ainda mais em 2024. Ela ressalta que a iniciativa está alinhada aos compromissos da Bayer, como a redução do impacto ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Além dos benefícios ambientais ao retirar carros das ruas, a prática de caronas solidárias contribui para a integração entre trabalhadores de diferentes áreas, quebrando silos organizacionais. Thais Romanini, especialista em educação corporativa e usuária líder no número de caronas pelo aplicativo, vê a iniciativa como um estímulo à cidadania e destaca a conexão com pessoas de diferentes áreas, fortalecendo a integração entre os colaboradores.

Gustavo Gracitelli, CEO do Bynd, elogia o pioneirismo da planta de São José dos Campos na parceria de caronas solidárias e acredita que a iniciativa pode transformar o cenário do trânsito em grandes cidades se aplicada em larga escala. Ele enfatiza os benefícios, como a otimização de vagas de estacionamento, a redução de atrasos, a viabilização da integração entre os colaboradores e a contribuição para a sustentabilidade, destacando a necessidade de mudança nos hábitos de mobilidade das cidades.