200 novos serviços digitais são criados pelo governo durante a pandemia

16 de julho de 2020 0 Por Redação

Desde o início do isolamento social no Brasil, em março, 200 novos serviços digitais foram disponibilizados à população pelo governo – o equivalente a dois por dia.

No total, atualmente, são 800 soluções online implantadas desde janeiro de 2019. Por conta da fragilidade e instabilidade financeira de boa parte da população, os mais acessados são os serviços relacionados à economia.

O auxílio emergencial de R$ 600 para a população em vulnerabilidade social, que começou a ser distribuído em abril, foi o primeiro programa de transferência financeira com todas as etapas digitais – desde o cadastramento e cruzamento de dados até o depósito do valor.

Mais de 65 milhões de pessoas foram beneficiadas, totalizando, até agora, R$ 116,8 bilhões pagos.

De acordo com IBGE, 7,8 milhões de brasileiros ficaram desempregados durante a pandemia.

Por causa desse número, as solicitações do seguro-desemprego foram muito requisitadas no período. Ainda nas duas primeiras semanas de junho, o número de pedidos alcançou 351.315. Do total, 71,4% – o equivalente a 250.880 – foram realizados online.

Com as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fechadas há cerca de quatro meses, os serviços digitais permitiram que os benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade e pensão-morte, fossem pedidos e recebidos sem a necessidade de deslocamento.

O Instituto conta com mais de 90 opções online – parte delas disponível no aplicativo para smartphone “Meu INSS”.

As soluções via internet, que antes eram realizadas apenas por canais presenciais, nas quais o cidadão precisava se deslocar para o atendimento, agora podem ser feitas com a digitalização de documentos, informação de dados pessoais e, se necessário, a contratação de um despachante online.

Além dos serviços já citados, o governo apresenta ainda, entre as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, o site  do Ministério da Saúde, que disponibiliza informações sobre a pandemia, incluindo o mapa de ações e dados das verbas e equipamentos distribuídos.

Outra forma de conscientização quanto à Covid-19 é o aplicativo Coronavírus-SUS, que contém orientações de comportamento e higiene individual para evitar o contágio, informação sobre o que fazer em caso de sintomas, o endereço das unidades de saúde mais próximas do usuário e envio de notificações de atualizações vindas do Ministério da Saúde.