A Embraer acaba de inaugurar o primeiro simulador de voo para o avançado jato multimissão C-390 Millennium.

16 de junho de 2023 0 Por Redação

A Embraer inaugurou hoje, dia 15, o seu primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator – FFS) para o jato multimissão C-390 Millennium. A cerimônia ocorreu na Embraer Academy, localizada na unidade Eugênio de Mello em São José dos Campos. O evento contou com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), Força Aérea Portuguesa e da Rheinmetall, fabricante do simulador sediada na Alemanha.

Johann Bordais, Presidente & CEO da Embraer Serviços & Suporte, destacou que o novo simulador de voo do C-390 atenderá às necessidades de treinamento básico e avançado de pilotos, contribuindo para uma operação segura e eficiente da aeronave. Ele ressaltou que o Brasil, Portugal e Hungria serão os primeiros países a utilizar o equipamento, que permite a prática segura de manobras, procedimentos de emergência e condições adversas de voo, reduzindo custos e eliminando riscos operacionais.

Mike Schmidt, CEO da Rheinmetall Aviation Services, expressou orgulho por terem sido selecionados como parceiros da Embraer, afirmando que o simulador de voo do KC-390 será o primeiro de muitos dispositivos a serem desenvolvidos, visando apoiar treinamentos efetivos e seguros dos operadores da aeronave em todo o mundo.

O simulador de voo do C-390 possui qualificação de nível D e oferece a operação em condições normais e emergenciais, suporte para operações militares e mais de 350 simulações de falhas. Além disso, o simulador é de fácil manutenção e proporciona conforto aos pilotos em treinamento.

O C-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático militar de nova geração, com mobilidade incomparável, alta produtividade, flexibilidade de operação e baixos custos operacionais. Com capacidade para transportar 26 toneladas de carga e velocidade de 470 nós, o C-390 é capaz de executar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e operações humanitárias, incluindo o pouso em pistas temporárias ou não pavimentadas.

Desde sua entrada em operação na FAB em 2019, o C-390 Millennium tem demonstrado sua capacidade, confiabilidade e desempenho. Com uma frota atual de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo KC-390, já acumulou mais de 8.900 horas de voo. Os números recentes indicam uma disponibilidade operacional de cerca de 80% e taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. Além de Portugal e Hungria, membros da OTAN que já encomendaram a aeronave, a Holanda também selecionou o C-390 Millennium em 2022.