Embraer assegura encomenda confirmada de 15 jatos E190-E2 pela All Nippon Airways, do Japão

25 de fevereiro de 2025 0 Por Redação

A ANA Holdings Inc. firmou um pedido de 15 aeronaves E190-E2 da Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), com a opção de adquirir mais cinco unidades no futuro. A escolha do modelo faz parte da estratégia de modernização da frota da companhia aérea japonesa. Graças à sua eficiência operacional e economia de combustível, o E190-E2 permitirá à ANA expandir a conectividade no Japão, ao mesmo tempo em que proporciona mais conforto e espaço aos passageiros. As entregas estão programadas para começar em 2028.

“É uma honra termos o E190-E2 selecionado para a frota da ANA. Estamos ansiosos para ver o jato da Embraer começar a operar na companhia em 2028”, declarou Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial. “O E190-E2 é a aeronave mais silenciosa e eficiente em consumo de combustível da categoria. Seu tamanho complementa perfeitamente a frota de aeronaves de maior porte da ANA. Além disso, o design da cabine, com assentos dispostos em configuração 2×2 e sem poltronas centrais, garante maior conforto aos passageiros. Estamos empolgados para acompanhar essa aeronave nos céus do Japão.”

Os E-Jets da Embraer estão presentes no mercado japonês desde 2009 e contam com suporte local da empresa. O modelo adquirido pela ANA será o primeiro E-Jet de nova geração a operar no país. O interior da aeronave foi projetado para oferecer uma experiência premium aos passageiros, com uma cabine ampla e silenciosa. As poltronas em disposição 2×2 garantem mais espaço individual, enquanto as janelas maiores proporcionam uma melhor iluminação natural. Além disso, os passageiros contarão com unidades de serviço individuais, incluindo saídas de ar e luzes de leitura personalizadas.

A linha de jatos E2 da Embraer se destaca pela eficiência ambiental, alto desempenho operacional e conforto superior. Desenvolvido a partir de duas décadas de experiência com a primeira geração dos E-Jets, o E190-E2 apresenta avanços aerodinâmicos, um design de asas inovador e tecnologias modernas que reduzem em 25% o consumo de combustível e as emissões de carbono em comparação com os modelos anteriores.

A Embraer segue comprometida com o desenvolvimento de soluções e tecnologias para apoiar a meta da indústria de aviação de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. Os jatos da família E2 são certificados para operar com misturas de até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF) e já demonstraram, em testes, a viabilidade de voos utilizando 100% de SAF. Esse compromisso reforça a contribuição da Embraer para uma aviação mais sustentável, impulsionando a transição para um setor aéreo mais ecológico no Japão.

O programa E-Jet da Embraer é um dos mais bem-sucedidos da aviação comercial. Atualmente, os modelos E-Jet e E-Jet E2 são operados por mais de 80 companhias aéreas em 50 países, totalizando mais de 1.800 aeronaves entregues.