Suzano e Instituto Aliança oferecem vagas para capacitação profissional gratuita no Vale do Paraíba
7 de março de 2025O Instituto Aliança, em colaboração com a Suzano – líder global na produção de celulose e referência em bioprodutos –, a Fundação Forge e a Zurich Foundation, está com inscrições abertas para uma nova turma do programa de qualificação profissional Rotas e Travessias em Jacareí e São José dos Campos. O projeto disponibiliza cursos gratuitos para jovens entre 17 e 24 anos, com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Além dessas cidades, a iniciativa também contempla outros municípios paulistas, como Campinas, Americana e Limeira. Segundo o Instituto Aliança, mais de 70% dos participantes que concluem o curso conseguem uma colocação profissional.
Com duração de três meses e totalmente on-line, a formação tem foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, digitais e empreendedoras, além de preparar os alunos para processos seletivos. Ao final do programa, aqueles que concluírem o curso receberão um certificado emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O apoio da Suzano a essa iniciativa reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e sustentável. Giordano Bruno Barbosa, gerente executivo de Relacionamento Social da Suzano, destaca que essa parceria está alinhada às metas sociais da empresa. “Nosso compromisso é impulsionar o desenvolvimento social nas regiões onde atuamos. Até 2030, a Suzano pretende retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, e a inserção de jovens no mercado de trabalho é uma peça-chave para atingirmos esse objetivo”, afirma.
O Rotas e Travessias tem a meta de capacitar 800 jovens até 2025, promovendo impacto positivo tanto no aspecto social quanto econômico das comunidades atendidas. O projeto oferece não apenas qualificação técnica, mas também ferramentas para que os participantes ampliem suas oportunidades profissionais e adquiram autonomia em suas trajetórias. “Nossa metodologia vai além da capacitação convencional; ela promove uma transformação real. Equipamos os jovens com os conhecimentos e habilidades necessários para que possam construir um futuro repleto de possibilidades. Ao investir no potencial dessas novas gerações, também fortalecemos o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos”, destaca Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança.
As inscrições estão abertas até 7 de março e devem ser realizadas pelo site do Instituto Aliança. O curso tem início previsto para 10 de março. Para participar, além de estar dentro da faixa etária exigida, é necessário preencher alguns requisitos: estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública, possuir certificado de reservista (para homens), residir em uma das cidades onde o programa é oferecido e ter interesse em ingressar no mercado de trabalho. Para garantir o acesso à formação, os alunos receberão tablets com internet, permitindo que acompanhem as aulas, que ocorrerão em dois encontros semanais.