Mantida a fase amarela, convenções recomeçam este mês na capital paulista
10 de julho de 2020A cidade de São Paulo, que em 29 de junho ingressou na fase amarela do Plano São Paulo de controle da covid-19, poderá voltar a organizar congressos e convenções a partir de 27 de julho, caso mantenha-se neste cenário.
“Com esta data conseguimos garantir uma previsibilidade, demandada pelo setor, sem colocar a saúde da população em risco”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.
No retorno os organizadores e espaços de eventos deverão observar diversas normas de segurança. A ocupação total deverá estar limitada a 40% da capacidade, por exemplo.
Outras regras: funcionamento máximo por 6 horas/dia, público sentado e com distanciamento, adoção dos protocolos gerais e específicos para aquela atividade, uso de máscaras em todos os ambientes, compra/inscrição antecipada e somente online, suspensão do consumo de alimentos e bebidas e controle de acesso de acordo com a lotação máxima.
Já para as feiras comerciais e industriais, que reúnem número maior de participantes, a previsão de retorno é para 12 de outubro, desde que nas quatro semanas anteriores a cidade esteja na fase verde do Plano São Paulo.
“Os eventos comerciais, assim como os shows e festivais, são parte importante do turismo no nosso estado, onde acontecem praticamente todas as grandes feiras e montagens, atraindo visitantes de todo o País”, lembra Lummertz.
Para estes casos também haverá limitações: ocupação máxima de 60%, o público poderá ficar em pé, porém mantendo o distanciamento (sinalizadas por marcadores), adoção de protocolos gerais e específicos, uso de máscaras em todos os ambientes, venda de ingressos ou inscrições online, com marcação de assentos e horários pré-agendados e controle de acesso para garantir a lotação autorizada.