Siderúrgica deve gerar mais de 750 empregos em sua expansão em Pindamonhangaba

Siderúrgica deve gerar mais de 750 empregos em sua expansão em Pindamonhangaba

29 de maio de 2021 0 Por Redação

O Grupo Simec anunciou os investimentos para a expansão da usina siderúrgica que prevê dobrar sua produção de 500 mil para um milhão de tonelada/ano. O grupo também afirmou que pretende gerar 750 novos empregos após a conclusão da obra, que estima gerar 3 mil empregos temporários. O pronunciamento foi feito na última quinta-feira (27), na Prefeitura de Pindamonhangaba.

O prefeito Dr. Isael Domingues recebeu com satisfação o anúncio, acompanhado do vice-prefeito, Ricardo Piorino, secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto e chefe de gabinete Rodrigo Lóssio. Pelo grupo Simec, estiveram presentes: diretor industrial, Enrique Flores; gerente de qualidade Renato Castilho; coordenador de Engenharia, Igor Rana; compradora, Kátia Barbosa e o consultor técnico, Kaio Pinheiro.

Após seis anos do início de suas atividades em Pindamonhangaba, o grupo anuncia uma ousada expansão que prevê um investimento de USD$ 300 milhões, que possibilitará dobrar a capacidade de reciclagem da usina de 625 mil toneladas/ano para 1,25 milhão tonelada/ano, dobrando assim toda sua produção de vergalhão em barra e rolo e fio máquina. A previsão de início das obras é para este ano, possibilitando o início da nova capacidade produtiva em 2023.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, frisou que o anúncio da expansão vem num momento importante em que a gestão municipal vem trabalhando para fomentar ainda mais o crescimento do município. “Neste encontro pudemos traçar diversas ações de apoio e parceria para que esse investimento fantástico traga de fato dias melhores para nossa economia, neste momento de fragilidade gerado pela pandemia. Reforço meu respeito e agradecimento ao grupo Simec. Estamos de portas abertas para juntos avançarmos”, afirmou Roderley.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues, o encontro possibilitou a construção de uma parceria forte que irá gerar melhorias nos índices de emprego e renda do município. “Temos uma expectativa muito positiva de ganho com novos empregos, aumento no repasse de ICMS e contrapartida social. Trata-se de um passo ousado que o grupo anunciou e que faz parte de um plano muito maior de expansão que trará muito mais desenvolvimento”, ressaltou o prefeito.

Histórico

Líder na siderurgia de aços especiais na América do Norte, o grupo Simec, fundado em 1969 no México, anunciou sua chegada ao Brasil em 2011, quando adquiriu a área para construção da usina em Pindamonhagaba. Com oito unidades no México, sete nos EUA e uma no Canadá, o grupo chegou ao Brasil através da usina de Pindamonhangaba e hoje conta com outras duas plantas no país (Cariacica – ES e Itaúna – MG).

Colaborando para o desenvolvimento de todo o país, através de sua produção de aço, a planta Simec em Pinda é uma moderna usina construída com a mais alta tecnologia em produção siderúrgica responsável pelo abastecimento do mercado nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul.